Natal: Cultura x Consumo
A época de Natal é festejada em todo o mundo, independente da cultura e da etnia. Pessoas de diversos países seguem costumes, tradições relativos a determinadas regiões, celebram o Natal com suas famílias e trocam presentes.
Pensar em Natal é também pensar em cultura, principalmente se buscarmos conhecer como cada povo festeja a data de acordo com influências recebidas ao longo dos tempos. A alimentação, os enfeites são itens que carregam sentido histórico e nos fazem perceber as características de cada sociedade.
Aproveitar o Natal para falar sobre cultura pode ser uma ótima oportunidade de trazer o tema para escola. Ao tratar da cultura, poderia ser explorado um outro aspecto que envolve o Natal: como a data, atualmente, está fortemente associada ao consumo.
Objetivos
- Conhecer a origem do Natal;
- Relacionar o Natal às diferentes culturas;
- Trabalhar o significado do Natal, assim como os valores;
- Estimular a reflexão dos alunos para a relação entre Natal e consumo.
Orientações Pedagógicas
O material coletado pelos alunos, assim como os trabalhos feitos por eles, como pesquisas e redações, poderiam ser expostas nas comemorações de fim de ano da escola. Essa sugestão é uma forma de fazer com que os alunos vejam que o material produzido em sala de aula poderá ser aproveitado em um evento importante para a escola.
Sugestões
A sugestão de trabalho desenvolverá dois temas: “Festas, tradições – o significado do Natal”, explorados nas disciplinas de História, Geografia, Inglês, Espanhol, Biologia, Química e Física, e “Natal e economia”, relacionados às disciplinas de Matemática, Geografia, História e Português.
História, Inglês, Espanhol, Geografia, Biologia, Química, Física e Português
Festas, tradições – o significado do Natal.
Em História, os alunos poderiam pesquisar a origem do Natal e como a data é comemorada pelo mundo. Com o especial Natal pelo mundo, os alunos poderiam fazer essa pesquisa e descobrir a origem de alguns símbolos natalinos.
Em inglês e espanhol, os alunos poderiam pesquisar como o Natal é comemorado em países de língua inglesa, como Inglaterra e Estados Unidos, e de língua espanhola, como Argentina e Espanha, e vocabulário específico desta data festiva. Para isso, os alunos poderiam acessar o Revisão de Matéria Christmas.
O professor de Inglês poderia, ainda, trabalhar músicas relacionadas ao tema, como “So this is Christmas” de John Lennon.
Geografia e História poderiam relacionar a origem de determinados costumes oriundos de várias regiões pelo mundo, como no Brasil, e debater por que, em nosso país tropical, nossa ceia tem alimentos de países europeus, como castanhas e nozes, e o pinheiro, árvore típica de países de clima frio, é utilizada para representar nosso Natal. Os professores também poderiam analisar os símbolos pagãos que foram inseridos às festividades natalinas, como o pinheiro (devoção a Wotan, deus da mitologia germânica), relacionando suas origens e os motivos dessa inserção.
Biologia e Geografia poderiam discutir os alimentos tradicionais do Natal, qual a origem desses alimentos (parte de tradição portuguesa e parte de tradição do Oriente Médio) e sua substituição por opções tropicais.
Os professores de Química e Física poderiam relacionar conteúdos à data, como a presença da química nos festejos a partir do Revisão de Matéria Química no Natal.
Em Física, a iluminação natalina poderia ser mote para trabalhar conceitos relativos a fontes de luz e à associação de resistores.
Materiais sugeridos:
Está claro...está escuro: fontes de luz
Em Português, o professor pode trabalhar poesias sobre o Natal, além de estimular os alunos a criarem redações com o tema: “O que significa o Natal para você? e/ou Como você comemora seu Natal?”.
Matemática, Geografia, História e Português
Natal e economia
O professor de Matemática poderia trabalhar a relação do Natal com a economia e como há um aumento do consumo nesse período do ano e um crescimento da economia.
Especial Consumismo.
Matemática, Geografia e História poderiam comparar o aumento do consumo nesta época nos estados e cidades brasileiras, fazendo estudos sobre o que é consumido mais especificamente em cada lugar e entendendo o porquê certos alimentos são mais consumidos em determinada região.
Os alunos, na disciplina de Português, poderiam estudar de que forma a propaganda, neste período de Natal, fomentam as vendas. Para isso, poderia ser utilizado o material de Funções da Linguagem.
Ainda em Português, os alunos poderiam elaborar redações com o tema: “Como seria um Natal sem presentes?”. Nesse momento, o professor trabalharia o quanto o Natal está associado ao consumo.
Em História, os alunos poderiam pesquisar a origem do Papai Noel e a relação com o consumo, mais especificamente a escolha das cores de sua roupa.