Aplicabilidade Pedagógica

Orientação para o trabalho com temas atuais que apresenta variadas sugestões de atividades por segmento.

Festas Natalinas

Este é um dos períodos mais alegres do ano! Natal sempre lembra união, alegria e confraternização. Esquecemos os problemas rotineiros e dedicamos mais tempo para pensarmos no próximo. Saímos às ruas e tudo está mais alegre, lâmpadas coloridas nas casas e símbolos natalinos por toda parte.

O natal é uma das principais festas da cristandade, ele é comemorado no mundo todo, de várias maneiras. Mas, como surgiu o Natal e seus símbolos?

Os primeiros registros da celebração natalina remetem à Idade Média, quando a Igreja católica introduziu a data em substituição à uma comemoração pagã, em homenagem ao Deus Persa Mitra, Deus do Sol e das colheitas, que comemorava a volta do Sol ao hemisfério Norte.

Foi o Papa Júlio I, no século IV, quem fixou a data do Natal em 25 de dezembro, baseando-se nas escrituras e nos relatos bíblicos sobre a Sagrada Família. Desde então, muitos símbolos foram agregados à festa natalina, como, por exemplo, o Papai Noel, e a tradição de troca de presentes.

A figura do Papai Noel foi baseada em São Nicolau, um bispo cristão que nasceu no ano 350, em Anatólia, onde atualmente encontra-se a Turquia. Segundo a lenda, São Nicolau realizou diversos milagres, a maioria deles relacionados a doação e a caridade. Embora poucos saibam, São Nicolau é o santo protetor das crianças. A tradição de trocar presentes no dia de São Nicolau, 6 de dezembro, começou na Alemanha. A tradição foi sendo ampliada e progressivamente incorporada às tradições natalinas e à sua data oficial, 25 de dezembro.

No século XVI, também na Alemanha, surgiu a tradição da Árvore de Natal. A árvore representa a renovação da vida e o nascimento de Jesus. Por isso, a árvore escolhida foi o pinheiro, que mantém suas folhas verdes durante a maior parte do ano. As primeiras árvores eram decoradas com fitas, papéis coloridos e frutas. No século XIX, com a imigração alemã para a América, a tradição se espalhou e a árvore de natal ganhou novas decorações, com bolinhas coloridas e luzes. A estrela que colocamos no topo da árvore de natal representa a estrela de Belém, que guiou os três reis magos até a manjedoura de Jesus. Também é comum acendermos velas natalinas, que representam a boa vontade. Em diversos países da Europa e também nos Estados Unidos, velas acesas são colocadas nas janelas na noite de natal, em sinal de hospitalidade. Ao longo do tempo outros símbolos e motivos para a decoração natalina foram se agregando a essa festa tradicional.

Já o primeiro Cartão de Boas Festas foi impresso em Londres e o hábito de enviá-lo popularizou-se a partir de 1870. A Guirlanda original é formada por ramos de pinheiro ou cipreste, sempre enfeitada com fitas vermelhas, nos lembra que o Natal está chegando. Por fim, o Presépio é a representação do nascimento de Jesus e foi trazido para o Brasil pela colonização portuguesa.

Seja qual for à maneira como o Natal é comemorado, seu significado é o mesmo em todas as partes do mundo. É o momento em que celebramos o nascimento de uma nova vida!!!

Objetivos

- Compreender o significado do Natal através da história e dos símbolos natalinos;
- Pesquisar o Natal tradição em vários países;
- Discutir a simbologia dessa celebração religiosa sob vários pontos de vista;
- Refletir sobre o aspecto consumista na época natalina.

Orientações Pedagógicas

Utilizar como motivação, o clima natalino para o estudo de temas que envolvam a história e os símbolos dessa festividade universal. Dessa forma as equipes pedagógicas e de orientação educacional poderão abrir uma discussão sobre a fraternidade, união e confraternização entre as pessoas. Todos esses requisitos são fundamentais para a formação integral do aluno. Portanto, os especialistas da educação poderão basear-se nesse trabalho para promover, junto as suas equipes de docentes, planejamentos com objetivos voltados para a formação e a informação dos discentes.

Sugestões

Os alunos poderão aproveitar o tema para desenvolver trabalhos artísticos com vários materiais que possam representar os símbolos de Natal.  

História, Geografia e Biologia

O professor pode aproveitar essa época festiva para trabalhar a importância do Natal para diferentes países, entre eles o Brasil. Deve mostrar aos seus alunos que o Natal não tem o mesmo significado nas diferentes religiões espalhadas pelo planeta. Nesse sentido, o professor pode solicitar uma pesquisa sobre as diferentes formas de comemoração que ocorrem nas diversas culturas. Uma outra pesquisa interessante, é buscar as razões de o Natal ser representado com neve nas árvores e a roupa pesada do Papai Noel. Vale aqui, trabalhar as diferenças climáticas dos continentes. Como proposta de atividade pode-se propor aos diversos grupos de alunos que idealizem o perfil físico de um Papai Noel para cada continente, um vestuário apropriado ao clima da região e um cardápio para a ceia natalina que atenda as necessidades dos diferentes povos conforme o clima e a agricultura local. Convide um nutricionista para um Bate-papo com os alunos sobre o melhor aproveitamento das frutas de época e da elaboração de um cardápio para essa ocasião tanto para os países frios quanto para os quentes.

Todo esse material poderá compor um Estudo Interativo da Escola.

Apresente cada etapa dessa atividade no Acontece na Escola.

Após a pesquisa feita, os alunos podem escolher a forma de comemoração que mais gostaram e a partir desta confeccionar materiais natalinos para serem entregues aos seus amigos e familiares ou apresentados a turma.

Português,Inglês e Espanhol

Organize uma pesquisa sobre como o Natal é comemorado nas diversas culturas, solicitando em seguida que os alunos montem um painel ilustrativo, mostrando os resultados da pesquisa na língua que optar: Inglês ou Espanhol.

Esse painel poderá ter uma versão em PPT e ser apresentado nos Estudos Interativos da Escola.

Faça uma exposição presencial e outra no Galeria de Fotos a partir de um trabalho em equipe em que os alunos vão elaborar os símbolos do Natal com diversos materiais e contar a história e significado de cada um deles.

Para ampliar a pesquisa, utilize os nossos Especiais:

Natal

Natal pelo mundo

Natal ecológico

Criptograma natalino

Bom trabalho, professor!
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.