Endemia, epidemia e pandemia
-
1
Uma das formas pelas quais podemos classificar as doenças é através da relação com a quantidade de ocorrência de uma doença em uma população ou extensão geográfica.
-
2
Pelo critério acima, as doenças podem ser classificadas em endemias, epidemias e pandemias.
-
3
Dizemos que uma doença é endêmica quando ela é contagiosa, mas não há contaminação vinda do exterior, ou seja, a contaminação se dá dentro de uma região e decorre de fatores locais.
-
4
No Brasil, existem áreas endêmicas. Assim, a malária e a febre amarela são comuns na Amazônia, a doença de Chagas em algumas áreas do centro-oeste.
-
5
Recomenda-se a vacinação, se houver, às pessoas que viajem para uma área onde haja endemias. Por exemplo: para pessoas que viajam para alguns países da África e da Ásia e mesmo certos locais do Brasil é recomendada a vacinação contra a febre amarela.Para prevenção de doenças para as quais não há vacinação, como a malária, recomenda-se cuidados redobrados, como proteção e uso de repelentes.
-
6
Chamamos de epidemia às doenças contagiosas que atacam ao mesmo tempo um grande número de pessoas em uma mesma época, afetando áreas onde a incidência da doença é geralmente pequena ou nula. São exemplos de doenças epidêmicas a febre amarela, o sarampo, a poliomielite e a dengue.
-
7
Às vezes uma endemia pode evoluir para uma epidemia, existindo, nesse caso, uma doença endemo-epidêmica.
-
8
Chamamos de pandemia à propagação rápida de doenças contagiosas, atingindo ao mesmo tempo grande número de indivíduos de uma mesma população ou mesmo de um continente, assumindo proporções alarmantes, como a peste negra no século XIV e a gripe espanhola, no início do século XX e a asiática, em meados do século XX.
-
9
Para ser classificada como pandemia a doença precisa ser contagiosa. Assim, o câncer e as doenças coronarianas, embora provoquem muitas mortes, não caracterizam uma pandemia.
-
10
O vírus Ebola, hoje é tratado como uma epidemia, mas pode se constituir numa pandemia.