Noel Multicultural
Os costumes populares modernos típicos do feriado incluem a troca de presentes e cartões, a ceia de Natal, músicas, festas de igreja, refeições especial e a exibição de diferentes decorações; incluindo as árvores de Natal, pisca-piscas e guirlandas, presépios etc.
Conhecido como Nicolau, ele costumava ajudar as pessoas pobres, colocando moedas nas chaminés e nas janelas das casas. Nicolau tornou-se santo pelos milagres que realizou. São Nicolau foi nomeado padroeiro das crianças, dos estudantes, dos marinheiros, dos solteiros e da Rússia. Na tradição, no dia 6 de dezembro, dedicado ao santo, costuma-se dar presentes às crianças, seguindo o seu exemplo.
Apesar de não ser tão famosa no Brasil, a festa de Hanukah que, tradicionalmente dura 8 dias, em outros países se torna tão popular como o Natal. As lojas de Nova York vendem os enfeites de Natal que conhecemos como também o menorah, uma espécie de candelabro que deve ser acendido, vela por vela, até o dia de Natal. O peru e o bacalhau típicos do Natal católico são substituídos por panquecas de batata e bolinhos fritos em azeite.
Objetivos
• Conhecer as diversas celebrações natalinas no mundo, identificando alguns aspectos da cultura local;
• Conhecer algumas culturas e religiões do mundo que não comemoram o Natal;
• Refletir sobre as diferenças entre as culturas no que se refere às celebrações e festividades, reconhecendo suas identidades, valores e formas de agir.
• Estimular o sentimento de respeito e solidariedade nas relações pessoais dentro e fora da escola.
O tema pode ser tratado a partir de conteúdos do planejamento que envolvam o debate sobre sociedade, modos de vida e cultura. Pode também ser apresentado como um tema gerador de projeto didático de curta duração ou, ainda, como tema integrado a outros estudos curriculares.
Orientações Pedagógicas
Ao pensar no estudo das diversas culturas e religiões do mundo, é preciso destacar alguns pontos relevantes ao trabalho pedagógico que propomos. Dessa forma, sugerimos que a apresentação do tema tenha como fundamentação teórica, o conhecimento de alguns conceitos como Multiculturalismo, Identidade e Diferença. Propomos que o educador busque leituras a respeito do assunto, duas são indicadas abaixo:
Fontes de pesquisa:
SILVA, Tomaz Tadeu da. Diferença e Identidade: o currículo multiculturalista. In: Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Identidade e Diferença: A perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Editora Vozes, 2000, p. 09 – 102.
Educação Infantil
Para essa faixa etária, a atividade pode partir do estudo da diversidade de cores existentes, sinalizando a diferença das cores e suas associações com o cotidiano. Uma cor pode marcar a identidade de uma pessoa, de um lugar de um país, de uma marca etc.
Trabalho com cores: Aproveite no nosso Cantinho de Artes para brincar com as cores. Proponha outras atividades que explorem a diversidade de cores e a importância da variação delas.
Introduza o tema Natal. Explore a história, os símbolos, a festa. Em seguida, destaque a história do Papai Noel e as contadas pela família sobre o bom velhinho (aqui você vai conhecer como cada família trata do assunto). A partir dessas histórias, reúna a turma e reconte-as. Cada aluno pode falar um pouquinho e a professora vai fazendo as associações necessárias com o tema. Pergunte às crianças como elas imaginariam um papai Noel diferente. Peça que desenhem, usando as misturas de cores. O trabalho plástico pode gerar outros desdobramentos com outros materiais.
Especial Pintando o 7 (Educação Infantil e Ensino Fundamental I – Anos Iniciais)
Ensino Fundamental I - Anos Iniciais
Aproveite o tema para comparar algumas tradições natalinas de nosso país com as de outros países. Estimule-os a pensar se o Natal tem a mesma simbologia nas diversas culturas e leve exemplos de decoração, comportamentos e símbolos natalinos. Estabeleça essa comparação utilizando nossa seção Especial – Natal pelo Mundo, para auxiliar os alunos.
Conhecendo como o natal é comemorado no mundo, estimule os alunos a descobrir quais povos não celebram a data. Compare as festas e celebrações de alguns lugares. Escolha enfeites que representem as decorações dos povos cristãos e de outras culturas. Converse sobre o que simbolizam, tratando do assunto com cuidado e respeito às diferentes expressões.
Em um segundo momento, você pode propor enfeitar a sala para o Natal com enfeites de outras culturas. Proponha aos seus alunos criar lanternas chinesas, enfeites muito utilizados no Natal e no Ano Novo, onde cada cor significa um desejo que você pede aos céus para sua vida:
Vermelho: simboliza a paixão, a alegria e a fortuna;
Verde: representa o crescimento;
Laranja: representa a mudança e evolução;
Rosa: descreve a esfera afetiva, a bondade, o amor e amizade;
Roxo: equivale à independência, a criatividade;
Azul: indica a calma, a confiança;
Branco: expressa a pureza, a força e a justiça.
Como preparar a lanterna em papel machê:
1. Prepare o papel machê, misturando partes iguais de cola e água em uma tigela. Encha uma bexiga e dê um nó. Trace uma linha em volta do nó, do tamanho da boca de uma lata de leite em pó. Encaixe a bexiga na lata e prenda-a com fita (na horizontal).
2. Corte o papel de seda em tiras finas, aproximadamente 4 cm.
3. Passe um pincel com a mistura de cola e água em toda a tira e cole-a na bexiga. Cole uma a uma na horizontal até cobrir a bexiga. Faça 5 ou 6 camadas de tiras. Passe o pincel em toda a bexiga para acertar a colagem.
4. Deixe secar por um dia.
5. Quando a lanterna de papel machê estiver seca, estoure a bexiga e pinte-a com as cores, estampas e desenhos que desejar, por dentro e por fora. Dica: pinte por dentro com as cores amarelo ou laranja.
6. Estoure a bexiga. Retire-a de dentro da lanterna. O papel de seda endurecido pode se grudar à bexiga e encolher um pouco quando esta for estourada. Se isso ocorrer, cuidadosamente, coloque a mão por dentro da lanterna e ajeite seu formato.
7. Faça um buraquinho em cada lado da lanterna, próximos à sua borda e anexe um fio fino e flexível (arame) para criar uma alça.
8. Coloque uma vela decorativa de led dentro da lanterna. Elas são vendidas em conjunto de 4 e custam em torno de R$ 12,00, podem ser aproveitadas por muitos anos.
Ensino Fundamental II - Anos Finais e Médio
Nicolaus por um dia!
Para os adolescentes, sugerimos que o tema seja pesquisado no site. Com o botão de busca, escreva a palavra-chave: natal e pronto! Teremos muitas opções de pesquisa na plataforma. Sugerimos ler o texto De onde surgiram certas tradições natalinas?
Inspirados pela história de Nicolau, promova um debate sobre “os Nicolaus” existentes em nossa sociedade. Que características físicas e psicológicas teria o nosso Nicolau atual? Como ele seria se fosse brasileiro? A partir daí, proponha que os adolescentes sejam “Nicolaus por um dia”. Estimule os jovens para que essa data seja a oportunidade de se sensibilizarem para a renovação de sentimentos de solidariedade e respeito ao próximo. Pensando assim, é interessante criar uma campanha na escola ou na comunidade de recolhimento de alimentos, brinquedos etc. para oferecer a uma instituição de crianças ou idosos, por exemplo.
Após o recolhimento dos presentes, os alunos podem se caracterizar de Papai Noel (Nicolaus por um dia!), inventando novas vestimentas e dando uma identidade “teen” ao personagem.
A visita a uma instituição é o ponto alto da atividade, por isso, não se esqueça das fotos e de publicá-las na seção Acontece na Escola.
Sugerimos, também, exercícios em Inglês em Recorte Ideias: Who am I? e Christmas in Ireland , entre outros que podem ser acessados na seção. Veja também outras atividades e conteúdos do site relacionados ao tema Natal:
Especiais
1.Criptograma Natalino (desvendando os símbolos e construindo uma mensagem natalina)
2.Um Natal de Surpresas (muitas atividades para fazer: vire um Papai Noel, envie cartões)
3.Um Natal Ecológico (dicas para a preparação de enfeites)
Aplicabilidade Pedagógica
1. Natal: cultura e consumo (trata do tema natal com enfoque no consumo em diversas culturas)
Textos
1. De onde surgiram certas tradições natalinas?
Colunistas - com Frei Betto:
1. A estrela de Belém
2. Natal, singelos propósitos
3. Missa do Galo
Jogo Educativo
1. Memória dos Símbolos Natalinos