Você sabe o que faz um arqueólogo?
Arqueólogo é o profissional que pesquisa os diversos sítios, ruínas antigas, em busca de artefatos que esclareçam a história de civilizações já desaparecidas. A América possui diversos sítios arqueológicos, como as ruínas das sociedades pré-colombianas.
Nós sabemos que o
solo
é formado por diversas camadas de terra, não é?
Os arqueólogos escavam o solo, em busca das camadas inferiores, que podem conter importantes vestígios e artefatos. No caso da história pré-colombiana, essa profissão é indispensável pois muito do que sabemos hoje devemos ao trabalho incansável desses profissionais. Lembre-se: grande parte dos povos pré-colombianos não possuía escrita. Assim, o que nos restou como legado foram as chamadas fontes hispânicas, com as cartas e documentos escritos pelos espanhóis no período da conquista, além de alguma documentação dos povos que possuíam escrita, como os Maias. Cabe aos arqueólogos e historiadores fazerem as fontes “falarem”, ou seja, tentar reconstruir o funcionamento dessas sociedades, há muito desaparecidas.
A partir dos anos 40, um químico deu uma enorme contribuição para a arqueologia. Seu nome era
Willard Libby. Ele percebeu que a quantidade de carbono 14 presente nos tecidos orgânicos diminuía com o passar do tempo, o que permitia, com razoável precisão, determinar a data dos artefatos encontrados nas ruínas.
Embora a América, e mais especificamente o Brasil, possua diversos sítios arqueológicos, poucos são os profissionais aptos a exercer a arqueologia. A existência de novos cursos universitários e de especialização que vêm sendo implementados atualmente busca preencher esta lacuna.
E você? Quer ser um arqueólogo?
Arqueologia Brasileira
Pré-história brasileira