FECHAR

Biologia >> Solo

Fechar

HORIZONTE O - Formado pelo acúmulo de detritos vegetais e animais, geralmente em áreas florestais, onde há muitas fontes desses elementos.

Fechar

HORIZONTE A - Também chamado de solo agrícola, é um horizonte superficial, com profundidade de 30 a 40 cm. É mais escuro, fofo, úmido, rico em matéria orgânica e sais minerais diversos e com grande número de microrganismos.

Fechar

HORIZONTE B - Formado principalmente por fragmentos de rocha, contém pouca ou nenhuma matéria orgânica e poucos microrganismos. Esse horizonte constitui basicamente o subsolo.

Fechar

HORIZONTE C - Contém grandes pedaços e inúmeros fragmentos de rocha. Abaixo desse horizonte, encontra-se a rocha matriz ou rocha-mãe.

Fechar

Adubação orgânica – Esse tipo de adubação é feito a partir de restos de vegetais e animais, como estrume, cascas de arroz, de café, amendoim, folhas, galhos, frutas ou de produtos industrializados, como a farinha de ossos, de sangue e de peixe e a torta de mamona, de cacau, de algodão, etc.

Esses materiais sofrem decomposição natural e podem ser produzidos pelo homem por meio da técnica de compostagem.

Confira no vídeo!




Ao serem decompostos, os adubos orgânicos fornecem vários tipos de sais minerais para o solo. Além disso, melhoram sua estrutura, tornando-o mais fofo, poroso, arejado e permeável.



O estrume usado como adubo orgânico pode ser de vários animais: bois, cavalos, carneiros ou porcos. Em 100 kg de estrume de vaca, existem, em média: cerca de 80 l de água, 350 g de sais de nitrogênio, 50 g de sais de fósforo, 250 g de sais de potássio, entre outros componentes.

Mas também há quem condene o uso de adubação orgânica, alegando que as fezes de animais podem contaminar o solo, se contiverem agentes infecciosos. A solução seria usar somente restos de vegetais para a produção de adubo orgânico.

Fechar

Adubação inorgânica – Também chamada de adubação química, é feita com produtos gerados pela indústria química, chamados de adubos ou fertilizantes químicos, como os fosfatos, os carbonatos, o salitre. Eles são obtidos a partir da extração mineral ou do refino de petróleo.

Os adubos inorgânicos são muito utilizados porque seus nutrientes são absorvidos com maior facilidade pelas plantas e assim os resultados obtidos com maior rapidez.

Além disso, por apresentarem composição química predefinida, ao contrário dos orgânicos, fica mais fácil calcular a quantidade a ser usada para cada solo ou cultura.

Entretanto são muitos os que condenam a utilização de adubos orgânicos, pois seu uso excessivo pode causar desastres ambientais, como mudança na composição química do solo, tornando-o menos produtivo, além de sérios riscos à saúde dos agricultores que os manipularem e contaminação de alimentos. Por isso é importante que essa adubação seja feita com orientação prévia de especialistas (agrônomos).

Fechar

Adubação verde - É a técnica de se enterrar plantas, ou partes delas, principalmente com a finalidade de enriquecer o solo com sais de nitrogênio. Na adubação verde, que pode ser considerada um tipo especial de adubação orgânica, as plantas mais usadas sãs as leguminosas, tais como: feijão, soja, ervilha, mucuna, crotalária, etc



Manejo de plantas na entrelinha da videira.

Página 1 de 11

Página 2 de 11

Página 3 de 11

Página 4 de 11

Página 5 de 11

Página 6 de 11

Página 7 de 11

Página 8 de 11

Página 9 de 11

Página 10 de 11

Página 11 de 11

VEJA TAMBÉM: