Geografia >> Aquecimento global
- Introdução
- menu1pag2
- O fenômeno
- Causas
- menu4pag2
- menu4pag3
- Consequências
- menu3pag3
- menu3pag3
- menu3pag3
- menu3pag3
- menu3pag3
- menu3pag3
- menu3pag3
- menu3pag3
- menu3pag3
- menu3pag3
- Soluções
- menu5pag2
- E o Brasil?
- menu6pag2
- menu6pag3
- menu6pag4
Introdução
O aquecimento global tem sido tema constante no noticiário, em programas de TV, debates e documentários. E sempre fica evidente a preocupação de todos com as consequências do aquecimento para o meio ambiente e para a humanidade.
O fenômeno
O que é aquecimento global?
Resumidamente, Aquecimento Global é o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra, que ocorre desde meados do século XX e que deverá continuar no século XXI. Ou seja, ao longo do tempo, a Terra está ficando mais quente!
Veja um breve resumo:
Quais as causas do aquecimento global?
A principal causa do aquecimento global é o efeito estufa. Mas é bom saber que o efeito estufa é um fenômeno natural, que permite que o calor emitido pelo sol não se perca no espaço e fique concentrado próximo ao solo, auxiliando na manutenção da vida na Terra.
Como isso ocorre?
O sol emite raios solares, que atravessam a atmosfera e incidem na superfície terrestre. A superfície da Terra, por sua vez, absorve parte dessa radiação, mas também a transmite novamente para a atmosfera, aquecendo-a.
Mas, para que esse calor permaneça na atmosfera terrestre, é importante que se tenha uma camada de proteção, tal como você vê na figura.
Quais as causas do aquecimento global?
Essa camada de proteção é constituída de gases como dióxido de carbono (CO2), vapor d'água (H2O), gás metano (CH4), óxido nitroso, CFCs e HFCs.
O grande problema é que tem aumentado a concentração, na atmosfera, de alguns desses gases, como é o caso do dióxido de carbono, intensificando o efeito estufa. Assim, a camada mais espessa de gases impede que boa parte do calor seja dissipada para o espaço, aumentando o nível de radiação nas camadas mais baixas da atmosfera. O resultado é o aumento da temperatura da Terra.
Veja o gráfico de aumento do CO2, desde a Revolução Industrial.
Quais as causas do aquecimento global?
Como ocorreu esse aumento gradual de dióxido de carbono na atmosfera?
Aproximadamente 3/4 das emissões antropogênicas de CO2 para a atmosfera durante os últimos 20 anos devem-se à queima combustíveis fósseis. O resto das emissões é resultante predominantemente das mudanças no uso do ambiente, especialmente o desmatamento e as queimadas.
A Revolução Industrial, iniciada na Europa no século XVIII, provocou o uso crescente do carvão mineral, enterrado há milhões de anos, em proporções gigantescas, com o objetivo de girar as máquinas a vapor recém-inventadas. Posteriormente, foi a vez do petróleo entrar em pauta, alimentando as indústrias e os veículos automotores.
Clique e veja no que contribuem a ação desses gases:
E quais as consequências do aquecimento global?
De acordo com o Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), órgão da ONU que trata dessa questão, a temperatura na superfície terrestre aumentou quase 1°C durante o século XX. E a tendência é que o fenômeno se intensifique cada vez mais nos próximos anos.
Esse relatório, elaborado por 2.500 cientistas de 130 países, divulgado em fevereiro de 2007 não deixou dúvidas sobre a realidade climática mundial e advertiu para as consequências, deixando um grave alerta para a humanidade.
O que pode acontecer se a temperatura da Terra continuar aumentando?
Na verdade, já está acontecendo...
E quais as consequências do aquecimento global?
Clique nas figuras e observe cada uma das principais consequências prováveis, com o aquecimento global!
Soluções
A grande pergunta é: Pode-se reduzir os índices de aquecimento global?
Os cientistas concordam que a solução para o aquecimento global passa por atitudes mais conscientes da sociedade.
Por que usar o carro para ir à farmácia ou à padaria, se é possível ir a pé e queimar menos combustível fóssil?
Essa é apenas uma atitude dentre as inúmeras possíveis.
Também é fundamental que governos, empresários e sociedade unam esforços no sentido de desenvolver tecnologias energéticas que emitam menos dióxido de carbono.
Exemplo interessante é a geração de energia através de combustíveis renováveis, como o sol, o vento e a água. Além disso, no Brasil, ganha destaque o desenvolvimento de matrizes energéticas de origens vegetais, como o etanol e biodiesel.
Soluções
Desde a década de 70, no século XX, estudos do Departamento de Energia dos Estados Unidos revelaram preocupação com o aquecimento global. A partir daí houve maior conscientização dos diferentes povos sobre a necessidade de se estudar o problema e encontrar alternativas para reduzir o impacto.
Acompanhe a cronologia, passando o mouse e depois clique sobre cada ano para saber mais.
E o Brasil?
E tem mais... ao longo do tempo, o Brasil foi ampliando a sua participação da emissão de CO2 para a atmosfera, sobretudo por causa das queimadas, realizadas nos biomas do cerrado e da amazônia. Veja um vídeo da equipe do Greenpeace na BR-163, próximo a Castelo dos Sonhos (PA).
Não adiantou, a poluição só tem aumentado!
E o Brasil?
Mas como fazer isso?
Desse total de redução, 20% deverão resultar da queda do desmatamento na Amazônia, e o restante será conquistado a partir de ações para preservar o Cerrado e de iniciativas que promovam a eficiência energética e o uso do chamado aço verde (produzido a partir de carvão vegetal do reflorestamento) e de biocombustíveis.
Veja ao lado um vídeo interessante sobre a questão da redução de dióxido de carbono no Brasil.
E o Brasil?
E então? Agora você já sabe o que é o aquecimento global, suas causas e consequências. Lembre-se de que a solução para esse fenômeno depende de todos nós. Os governos e empresários não podem ficar sós, é preciso da contribuição de todos, nessa empreitada!
E quais as consequências do aquecimento global?
Redução das geleiras
Com o aquecimento da atmosfera e do mar, há o derretimento de geleiras tanto nos pólos, como nos topos das grandes cordilheiras. Os animais e vegetais que dependem de baixas temperaturas ou de grande quantidade de gelo para a sua sobrevivência, poderão sofrer a extinção, como é o caso dos ursos polares.
Veja um vídeo demonstrando o derretimento de geleiras:
E quais as consequências do aquecimento global?
Aumento do nível do mar
Consequência direta do derretimento das geleiras, o nível do mar aumentou em uma taxa média de 1.8 mm por ano de 1961-2003, ou seja, aumentou quase 8 cm, em um período de apenas 42 anos.
E quais as consequências do aquecimento global?
Aumento do nível do mar
O problema é que muitas ilhas oceânicas podem submergir, com o aumento gradual do nível dos oceanos. É só observar que muitos manguezais já estão sofrendo com o problema, assim como as praias.
Acompanhe o vídeo da submersão do arquipélago das Sundarban, causando os emigrantes ambientais.
E quais as consequências do aquecimento global?
Inundações
Com o derretimento das chamadas "neves eternas" das grandes cordilheiras, como acontecem nos Andes e no Himalaia, os rios ficarão mais cheios de água, causando enchentes em suas margens e prejudicando as populações ribeirinhas.
Em 2010, grandes inundações no rio Indu causaram prejuízos na ordem de bilhões de dólares, muitos mortos e mais de 4 milhões de desabrigados. Veja o vídeo.
E quais as consequências do aquecimento global?
Aumento da intensidade de tempestades, furacões e ciclones
Observações feitas desde 1961 têm mostrado que a temperatura dos oceanos tem aumentado até mesmo a profundidades de 3.000m e que os oceanos têm absorvido mais que 80% do calor acrescido ao sistema climático.
Com as temperaturas mais elevadas nos oceanos, há maior evaporação do espelho água, gerando nuvens carregadas que se dirigem ao continente e causam tempestades muito intensas. Em 2004, foi registrado pela primeira vez, um ciclone no litoral brasileiro, em Santa Catarina. Acompanhe o vídeo.
E quais as consequências do aquecimento global?
Gradual aumento das secas
Com a variação da temperatura, muitos vegetais não resistirão, aumentando a área de desertos e regiões semi-áridas e provocando possivelmente decréscimo na produção agrícola, sobretudo nas faixas tropicais e subtropicais.
Não se esqueça de que a maior parte da população mais desassistida está localizada nessa zona térmica, como acontece na África, Ásia e América Latina, isso pode amplificar ainda mais a presente fome dessas lugares! Cenas como as observadas no vídeo abaixo serão mais comuns ainda.
E quais as consequências do aquecimento global?
Maior incidência de doenças tropicais
A população de insetos deve aumentar, à medida que as latitudes ao norte se tornam mais quentes e úmidas. Doenças como malária e dengue podem aparecer em países temperados. Casos de diarréia, dengue, malária e infecção alimentar também devem aumentar drasticamente.
E quais as consequências do aquecimento global?
Aumento de migrações
Desastres naturais provocam êxodo de populações, criando os chamados migrantes ambientais, com risco de conflitos, principalmente na África e parte da Ásia.
