Geografia >> Elementos climáticos
- Introdução
- menu1pag2
- Radiação solar
- menu1pag2
- menu1pag2
- Temperatura
- menu1pag2
- Precipitação
- menu1pag2
- menu1pag2
- menu1pag2
- menu1pag2
- menu1pag2
- Pressão atmosférica
- menu1pag2
- Umidade do ar
- menu1pag2
- menu1pag2
Introdução
É muito comum as pessoas confundirem tempo e clima. Assim, a gente ouve por aí:
Veja esses dados do portal Climatempo.
O painel informa como ficarão a temperatura, umidade e vento no dia pesquisado.
Isso é uma previsão do tempo ou uma previsão do clima?
Introdução
Previsão do tempo
Tempo: São as condições atmosféricas de um determinado lugar em um dado momento, os fenômenos meteorológicos ocorridos em um instante ou em um dia.
Clima: É a sucessão habitual dos tipos de tempo num determinado lugar da superfície terrestre, ou seja, é o comportamento da atmosfera ao longo do ano em determinado ponto da superfície terrestre. Para se compreender o clima de um lugar, é necessário analisar o tempo, ou o estado de tempo, que mais se repete nesse lugar.
Vamos entender suas condições e distribuição no Brasil?
Radiação solar
O Sol emite a radiação que chega até a Terra e pode ser absorvida e refletida. Somente 31% da radiação solar atinge a superfície terrestre. O restante dessa radiação, cerca de 30%, é refletida pelas camadas de nuvens e volta para o espaço e 6% é refletido pelo solo. Cerca de 15% é absorvido na atmosfera, pelo vapor de água, CO2 e partículas (aerossóis), aproximadamente 3% é absorvido na ionosfera, na formação do ozônio e finalmente cerca de 15% da é dispersado pelas partículas sólidas e gasosas.
Mas, o importante é saber que o ar atmosférico se aquece por irradiação, ou seja, a energia solar aquece o solo e este aquece o ar!
Radiação solar
Imagine você no meio de uma floresta, na areia da praia ou no asfalto da rua! Em cada um dos três lugares o ambiente terá uma temperatura diferente. Opa! A radiação solar influencia a temperatura dos lugares!
Quanto maior o índice de absorção da energia solar, menos calor é irradiado de volta para a atmosfera.
Radiação solar
O que significam essas cores?
Quanto mais vermelho, maior é a insolação. Já as cores verdes e azuis demonstram uma insolação menor.
Quais os estados que apresentam maior insolação?
Os maiores índices ocorrem onde o sol consegue incidir sobre o solo, como é o caso do Nordeste, perto da linha do Equador. Veja os estados de Piauí, Maranhão e o sertão nordestino.
Quais os estados que apresentam menor insolação?
Teoricamente, quanto mais próximo da linha do Equador, maiores deveriam ser os índices de insolação. O problema é que a Região Norte brasileira conta com a presença de uma vegetação densa, que cria um obstáculo para a incidência do sol, na superfície terrestre. Observe que a região conta com baixos índices de insolação, como é o caso de Amazonas, Pará, Roraima e Rondônia.
Temperatura
Temperatura atmosférica corresponde ao estado térmico do ar atmosférico, ou seja, ao estado de "frio" ou de "calor" da atmosfera.
A temperatura é medida por meio de aparelhos chamados termômetros. Para isso, os meteorologistas utilizam dois termômetros na estação meteorológica: um que registra a temperatura máxima e outro que registra a mínima!
A temperatura atmosférica varia de acordo com dois fatores climáticos principais: a latitude e a altitude.
Temperatura
O que significam essas cores?
Observe a média de temperatura do Brasil nas últimas décadas. Quanto mais vermelho, mais quente, enquanto que quanto mais azul, mais frio.
Quais os estados que apresentam temperaturas mais altas?
Os que estão marcados em laranja: Amazonas, Pará, Maranhão, Roraima, Piauí, Ceará e Recife.
Quais os estados que apresentam temperaturas mais baixas?
Estão marcados em azul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Precipitações
No Brasil, as precipitações são constantes e em muitas cidades acontecem em todos os meses do ano. Quanto mais próxima do litoral estiver a cidade, maior a quantidade de precipitações, por conta do efeito maritimidade.
Quanto mais próximo da linha do Equador, maior a quantidade de chuva (precipitação em forma líquida). O clima dessa região, equatorial, favorece as precipitações por conta dos ventos alísios e a forte evapotranspiração das massas de água e florestas presentes.
Precipitações
O que significam essas cores?
Observe a média de precipitação do Brasil nas últimas décadas. Quanto mais verde ou azul, mais precipitações. Já as cores laranja e marrom demonstram poucas precipitações.
Quais os estados que apresentam precipitações mais concentradas?
Aqueles marcados em verde e azul como Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Acre.
Quais os estados que apresentam precipitações menos concentradas?
No sertão nordestino, marcados em marrom, como no interior de Ceará, Pernambuco, Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Precipitação
A precipitação é medida por meio de aparelhos chamados pluviômetros, que contabilizam, em milímetros, a quantidade de líquidos ou sólidos (chuva, neve, granizo) precipitados durante um determinado tempo e local.
Que tal construir o seu próprio pluviômetro e descobrir quanto de precipitação chega até a sua casa?
Precipitação
Granizo: Granizo é o próprio gelo. Quando fortes correntes de ar carregam as gotículas de água já condensadas para altas e frias camadas da atmosfera, essas gotas solidificam-se formando pedacinhos de gelo! É uma forma muito violenta de precipitação e, por isso, capaz de provocar graves danos às pessoas, casas e, principalmente, à agricultura.
Neve: A neve é um tipo de precipitação atmosférica que não se forma na superfície. Assim como o granizo, a neve resulta da transformação direta do vapor d'água em água sólida, flocos de neve, direto, sem passar pelo estado líquido (sublimação).
Chuva: Essa você já sabe! É a queda da precipitação em forma de líquido que podem ser de três tipos: chuvas convectivas, chuvas frontais e chuvas orográficas.
Chuvas Convectivas
São as famosas chuvas de verão! Acontecem quando há forte evaporação e o ar fica carregado de vapor d´agua. Essa massa de ar quente e leve sobe e resfria na alta atmosfera, sofrendo condensação, ou seja, passando do estado gasoso para o líquido. As chuvas convectivas ocorrem principalmente devido à diferença de temperatura nas camadas próximas da atmosfera terrestre e se caracterizam por serem de curta duração, porém de alta intensidade, e abrangerem pequenas áreas.

Precipitação
Chuvas Frontais:
Quando uma massa de ar frio encontra-se com uma massa de ar quente, ocorrem a condensação e a precipitação. Esse tipo de chuva geralmente ocorre após um dia muito abafado, quente e sem ventos, porque a massa de ar frio está pressionando a massa de ar quente que se encontra sobre a região. Por isso é chamada de frente fria.
Quando a massa de ar quente começa a perder a resistência, fortes rajadas de ventos indicam que a frente fria está "entrando". Ocorre, então, a condensação da umidade do ar, e fortes temporais se formam.
Precipitação
Chuvas Orográficas:
O relevo representa uma barreira para ventos e massas de ar. Ao se deparar com uma serra, uma escarpa, ou até mesmo uma chapada ou um planalto, a massa de ar é obrigada a se elevar para atravessá-lo.
Como a temperatura atmosférica diminui com a altitude, ocorre a condensação da umidade e chove!
Este tipo de chuva costuma ser intermitente (chove um pouquinho, para, volta a chover...) e fina. É muito comum nas regiões sudeste e nordeste, onde as escarpas e os chapadões dificultam a penetração para o interior das massas de ar provenientes do litoral.
Pressão atmosférica
A pressão atmosférica é a força provocada pelo peso do ar sobre uma superfície, cujo valor é expresso em milibares (mb) ou em pascal (hpa). Ela depende da latitude, altitude e temperatura.
Próximo aos polos, onde latitude é maior e a temperatura é menor, a pressão atmosférica é sempre maior. E o contrário também acontece: quanto menor a latitude, menor a pressão.
Mas, tem outra coisa que influencia bastante a pressão atmosférica: a altitude. Se você está localizado em pontos elevados, a pressão é menor, afinal, a coluna de ar que está sobre as nossas cabeças também é menor.
Pressão atmosférica
O que significam essas cores?
Quanto mais azul, menor a pressão. Já as cores avermelhadas demonstram forte pressão atmosférica.
Quais os estados que apresentam menores pressões?
No Brasil, como um todo, as pressões são baixas. Mas, comparando uma região com outra, observe que aquelas que apresentam um relevo mais elevado, como Sudeste e Sul, contam menores índices de pressão atmosférica.
Quais os estados que apresentam maiores pressões?
No Brasil, os pontos com pressões um pouco mais elevadas estão nos extremos norte e sul do país.
Umidade do ar
A umidade da atmosfera é a quantidade de vapor d'água presente no ar.
O vapor d'água é importante porque a condensação e as precipitações dependem dele. Sua quantidade na atmosfera determina a possibilidade de ocorrerem ou não precipitações (chuvas, neve, granizo, nevoeiro).
Umidade absoluta: é a quantidade de vapor d'água existente na atmosfera num determinado momento. A quantidade de vapor que a atmosfera pode reter é limitada; quando este limite é atingido, dizemos que o ar está saturado.
Ponto de saturação: é a capacidade máxima da atmosfera em conter vapor d'água. Essa capacidade varia diretamente com a temperatura. Com o ar aquecido, a capacidade aumenta; com o ar resfriado, a capacidade diminui.
Umidade relativa: é a relação entre a umidade absoluta do ar e o seu ponto de saturação; por isso é medida em porcentagem. Ou seja, quando a umidade absoluta atingir 100%, o ar atmosférico estará totalmente saturado e com certeza ocorrerá a precipitação!
Muitas vezes escutamos no jornal falarem que a umidade relativa do ar é, por exemplo, de 60%. Isto quer dizer que estamos a 60% da capacidade máxima de retenção de vapor de água na atmosfera. Quando está chovendo, a umidade relativa do ar está em 100%.
Umidade do ar
O que significam essas cores?
Quanto mais azul, maior é a umidade relativa do ar. Enquanto que as cores marrons demonstram pequena umidade relativa do ar.
Quais os estados que apresentam menores taxas de umidade relativa do ar?
As menores taxas de umidade estão no interior, onde o efeito continentalidade é forte, como é o caso de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais ou onde há poucas chuvas, como é o caso do sertão nordestino.
Quais os estados que apresentam maiores taxas de umidade?
Observe que os Estados da Região Norte, como Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá e Acre, são aqueles que apresentam muita umidade relativa do ar. É fácil de entender: há chuvas e evapotranspiração da vegetação. Veja, também, que os estados litorâneos contam com umidade alta, porque os ventos úmidos do oceano contribuem para esse fenômeno.
