História >> Constituições
A Constituição de 1946
A Constituição de 1946 sela o fim do Estado Novo e assegura as liberdades civis que o documento anterior havia cassado. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o mundo é mergulhado na chamada bipolaridade, no período que ficou conhecido como Guerra Fria.
Embora não tenha sido um conflito armado, a Guerra Fria opôs dois blocos econômicos e dividiu o planeta em duas zonas de influência: capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e socialista, liderado pela União Soviética. O Brasil, aliado norte-americano, estreitou suas relações econômicas com os paises capitalistas e, portanto, a Constituição de 1946 seguiu uma tendência mais liberal, que permitiu a penetração do capital estrangeiro, antes solidamente controlado por Vargas.
[link externo - áudio da promulgação da constituição]
