Porque dia dos Índios
Já nos acostumamos a ver a data de 19 de abril ser citada como Dia do Índio. Isso porque a data foi instituída durante o 1º Congresso Indigenista Interamericano, realizado em 1940, no México, e no qual pela primeira vez líderes brancos e índios se reuniram para discutir a questão indígena nas Américas.
Durante o congresso, os delegados fizeram uma recomendação para que os governos dos países americanos dedicassem um dia específico ao estudo dos problemas do indígena. Como o Congresso se iniciou em 19 de abril, esse dia foi escolhido para ser o Dia dos Povos Indígenas.
Todos os países das Américas foram convidados a aderir à comemoração e no Brasil o então presidente Getúlio Vargas assinou, em 1943, um decreto oficializando a comemoração.
Em todas as Américas, o Dia dos Povos Indígenas é uma ocasião para celebrar as culturas indígenas, rever atitudes e políticas públicas voltadas aos indígenas e refletir sobre a importância da preservação desses povos, da proteção de suas terras e do respeito às suas manifestações culturais.
