FECHAR



Estima-se que o povoamento do continente americano aconteceu há, aproximadamente, 18 mil anos. Inicialmente, as tribos indígenas eram nômades. Progressivamente, a exemplo do que ocorreu nos demais continentes, essas tribos passaram a se sedentarizar Sedentarizar – estabelecer-se em um lugar. , dominando a natureza a seu redor e criando cidades e civilizações.

Pouco sabemos sobre as inacreditáveis civilizações americanas antes da chegada do colonizador. O europeu acreditava que o índio era bárbaro e sua cultura inferior. Mesmo os grandes monumentos, o domínio de técnicas de irrigação e as enormes cidades, com seus palácios e templos, não convenceram a Europa de que aquelas eram culturas extremamente avançadas. O custo desse pensamento foi a perda de centenas de monumentos e uma história de milhares de anos relegada ao esquecimento. No século XX, este panorama começou a mudar. Graças à arqueologia e a diversos saberes integrados, como a antropologia, a história, as ciências sociais e a química, começamos a recuperar a história das civilizações pré-colombianas, assim chamadas por terem vivido antes da chegada de Cristóvão Colombo à América, em 1492.

Química? É, você leu corretamente, química. Através da técnica de datação por carbono 14, podemos ter uma ideia bastante aproximada da idade dos fosseis e objetos encontrados nos sítios arqueológicos.